Home
Curso de formação-Avaliação formativa de e para as aprendizagens em suporte digital – utilização da Classroom e elaboração de instrumentos no Drive do Google- 15 horas presenciais

Curso de formação-Avaliação formativa de e para as aprendizagens em suporte digital – utilização da Classroom e elaboração de instrumentos no Drive do Google- 15 horas presenciais

Razões justificativas da ação: Problema/Necessidade de formação identificado

O Decreto-Lei n.º 55/2018 enfatiza a dimensão formativa da avaliação orientada para a promoção do sucesso escolar. Entre outros aspetos, a avaliação formativa exige o envolvimento dos alunos através do diálogo, a regulação das aprendizagens através de um feedback “eficaz” e a diversificação dos instrumentos de avaliação. Recentemente, as novas tecnologias têm vindo a proporcionar aos professores e aos alunos ferramentas de aprendizagem colaborativa e aberta, através das quais é possível potenciar o carácter formativo da avaliação. Não obstante, as práticas de avaliação continuarem a privilegiar o analógico, cujas vantagens são indiscutíveis, importa integrar as ferramentas digitais que apresentam as seguintes vantagens: permitem criar espaços virtuais de aprendizagem colaborativa, fomentam o trabalho autónomo dos alunos, facultam a possibilidade duma regulação mais oportuna e eficaz de aprendizagem e dão ao professor ferramentas para uma reflexão sobre o seu próprio trabalho. A aplicação Classroom do Google permite a criação de turmas virtuais, através das quais se podem desenvolver processos de avaliação formativa mais eficazes, mais colaborativos e mais autónomos num ambiente de aprendizagem mais familiar aos alunos, servindo de apoio à dimensão analógica da avaliação. Neste aspeto, assumem particular importância os instrumentos de avaliação que podem ser construídos com recurso à aplicação Drive do Google, os quais potenciam a interatividade e autorregulação, desde que devidamente enquadrados numa lógica formativa.

Este curso de formação destina-se a Educadores de Infância e docentes do ensino básico e secundário de todas as escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães, que se dividirão por duas turmas, uma a funcionar no Marco e outra em Cinfães. O número limite de formandos por turma é de 20.

Ver cronograma- turma Marco.

Ver cronograma – Turma Cinfães.

Os formandos serão selecionados pelas Direções das respetivas Escolas e Agrupamentos. As inscrições decorrem até 26 de junho. Deverão ser feitas através do seguinte link:

https://forms.gle/rviaYuToTkMFfFRw6

 

O comprovativo de inscrição não constitui garantia de inclusão na turma. A constituição da turma será divulgada até 48 horas antes da realização da ação de formação na página do CFAE MarcoCinfães e enviada para as Direções das escolas e agrupamentos associados e para os respetivos representantes na Secção de Formação e Monitorização na Comissão Pedagógica do CFAE.