Home
Curso- Iniciação à canoagem na escola – Inscrições

Curso- Iniciação à canoagem na escola – Inscrições

Curso de Formação
Iniciação à canoagem na escola
(25 horas presenciais)
Conteúdos da ação
1. Resenha Histórica da canoagem
2. Caracterização da Hidrografia da Região do Tâmega e Sousa
3. Vertentes da Canoagem
3.1. Águas Lisas
3.2. Águas Bravas
4. Material e Equipamento de canoísta
5. Classificação dos rios
6. Gesto técnico da pagaiada
6.1. Postura Canoísta
6.2. Pega da Pagaia
6.3. Fases Pagaiada
7. Segurança
8. Comunicar no rio
9. Considerações finais

Metodologias de realização da ação

• Principais Características da modalidade: Conhecer a origem e evolução da modalidade bem como o seu objetivo desportivo, de lazer ou formativo – Exposição teórica. (2 horas)
• Material e equipamento: Conhecer e distinguir os diferentes materiais/equipamentos. Utilizá-los corretamente tendo como objetivo a correção técnica, a segurança e o conforto no desenvolvimento das atividades. (2horas)
• Regras de Segurança: Conhecer e pôr em prática na organização/concretização das atividades. (1hora)
• Técnicas Básicas no Kayak: demonstração/experimentação de todas as manobras de entrada e saída da embarcação, utilização da Pagaia para manobrar a embarcação, controlo da embarcação em movimento (K1- Kayak de 1 lugar e K2 – Kayak de dois lugares). Manutenção, arrumação dos equipamentos. (2 horas)
• Realização de um percurso em Albufeira, experimentação e consolidação de todos as competências e conhecimentos adquiridos. (5 horas)
• Realização de 2 descidas de rio, experimentação e consolidação de todos as competências e conhecimentos adquiridos. (6+7 horas)

Esta oficina de formação destina-se a docentes dos grupos 260 e 620 de todas as escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães. O número limite de formandos é de 22. Se as vagas não forem todas ocupadas, serão aceites docentes de escolas não associadas do CFAE.
Ver cronograma aqui.

As inscrições serão aceites por ordem de entrada e decorrem até 22 de junho de 2018. Deverão ser feitas através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/11xggGWU0WrJiwcL2

O comprovativo de inscrição não constitui garantia de inclusão na turma. A constituição da turma será divulgada até 48 horas antes da realização da ação de formação na página do CFAE MarcoCinfães e enviada para as Direções das escolas e agrupamentos associados e para os respetivos representantes na Secção de Formação e Monitorização na Comissão Pedagógica do CFAE.