Home
“O IPAD E A COMPETÊNCIA DIGITAL NA SALA DE AULA” – Curso de Formação – Inscrições

“O IPAD E A COMPETÊNCIA DIGITAL NA SALA DE AULA” – Curso de Formação – Inscrições

O IPAD E A COMPETÊNCIA DIGITAL NA SALA DE AULA” – Curso de Formação (12 horas)

Razões justificativas da ação: Problema/Necessidade de formação identificado

Esta ação insere-se numa constelação de outras que têm como finalidade a introdução dos dispositivos móveis de comunicação no trabalho letivo dos professores. Não sendo a formação de professores o único ariete necessário para este desiderato, importa que esta seja o mais versátil possível para que possa atingir um maior número de professores. Assim, apresentamos este pequeno curso mais virado para os dispositivos da Apple, no sentido de chegar aos professores “adeptos” deste sistema que, por ser minoritário no nosso contexto, tende a ser mais esquecido.
A utilização do iPad com ferramentas dotadas de grande riqueza artística e rigor pedagógico, em contexto de sala de aula, permite criar ambientes de ensino-aprendizagem estimulantes e enriquecedores. A grande experiência da utilização deste sistema, particularmente nos EUA, permite-nos caminhar sobre terrenos seguros que vão ao encontro das preocupações dos nossos professores que se mostram avessos a experimentalismos que têm sido típicos na introdução das TIC na Escola.
O presente curso parte de uma perspetiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), mas pretende ser muito abrangente no seu público, colocando em contacto professores que vivem diferentes realidades, por lecionarem disciplinas diferentes, diferentes ciclos e cursos. É também desta troca de experiências que se pretende criar pontes para um trabalho cada vez mais transdisciplinar e assente nas competências pressupostas para o século xx.

Este curso de formação destina-se Educadores de Infância e docentes do ensino básico e secundário de todas as escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães, decorrendo em duas turmas: uma na Escola Secundária do Marco, destinada aos docentes das escolas do concelho de Marco de Canaveses e outra na Escola Secundária Prof. Doutor Flávio Resende, Cinfães, destinada aos docentes das escolas do concelho de Cinfães. O número limite de formandos por turma é de 20.

Ver cronograma Turma 1 (Cinfães) aqui.
Ver cronograma Turma 2 (Marco) aqui.

As inscrições serão aceites por ordem de entrada e decorrem até 4 de junho de 2018. Deverão ser feitas através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/mFuEqdhkLYXppB5q1
O comprovativo de inscrição não constitui garantia de inclusão na turma. A constituição da turma será divulgada até 48 horas antes da realização da ação de formação na página do CFAE MarcoCinfães e enviada para as Direções das escolas e agrupamentos associados e para os respetivos representantes na Secção de Formação e Monitorização na Comissão Pedagógica do CFAE.