Home
Oficina de Formação “ENVOLVIMENTO PARENTAL NA ESCOLA” – Inscrições

Oficina de Formação “ENVOLVIMENTO PARENTAL NA ESCOLA” – Inscrições

(12 horas presenciais e 12 horas de trabalho autónomo)

Razões justificativas da ação: Problema/Necessidade de formação identificado

Esta oficina pretende responder aos Planos de Ação Estratégica (PAE) dos Agrupamentos/Escolas associados ao CFAE MarcoCinfães, que se sustentam em necessidades identificadas pelas organizações educativas, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
Em face de novas e complexas mudanças com que a escola é confrontada hoje, associadas ao incremento da diversidade nas sociedades, a escola não consegue, isoladamente, promover o sucesso escolar, necessitando de uma abordagem holística que implique toda a comunidade escolar (líderes, docentes e não-docentes, alunos, pais e famílias) numa ação coesa, coletiva e colaborativa, em cooperação estreita com as parcerias externas e com a comunidade alargada.
Há que frisar que no centro da educação devem estar todos os alunos por mais diversas que as suas necessidades educativas possam ser.
O envolvimento parental constitui um fator chave no sucesso educativo. Contudo, a relação entre as escolas e as famílias pode ser afetada negativamente: Pelo lado dos pais, atendendo às suas experiências educativas prévias, herança socioeconómica, educativa e cultural, estilos parentais e perceção de distância em relação à “cultura” e “linguagem” da escola; pelo lado dos professores, quando percebem os pais como passivos, oportunistas ou intrusivos, e manifestam falta de tempo e experiência para alcançar os pais no sentido do seu envolvimento efetivo. Além das variáveis relativas às famílias e aos professores, podemos incluir variáveis da relação, em particular, o tipo de alianças e coligações que se desenvolvem entre pais e/ou encarregados de educação no quotidiano escolar, ao longo do ano letivo.
Importa melhorar o conhecimento dos docentes de como funciona o sistema familiar e o sistema escolar e de como se interpenetram, os dois sistemas, nos dias de hoje. Importa também divulgar e explicitar estratégias junto dos docentes para que estes envolvam as famílias nos projetos educativos das escolas. É de esperar que crianças e jovens se envolvam mais na escola e obtenham mais sucesso pessoal e académico, que os professores apresentem sentimentos de autoeficácia e de valorização pessoal e que os pais se sintam mais satisfeitos e valorizados, mesmo que pertençam a grupos mais desfavorecidos socialmente.

Esta oficina de formação destina-se a docentes de todos os grupos de recrutamento, de todas as escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães, com preferência aos docentes dos Agrupamentos de Escolas do Marco, de Alpendorada, General Serpa Pinto/ Cinfães e Escola Secundária Prof. Doutor Flávio Resende/ Cinfães). O número limite de formandos é de 20.

Ver cronograma aqui.

As inscrições serão aceites por ordem de entrada e decorrem até 9 de março de 2018. Deverão ser feitas através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/8eP3pp1GKbRfvtns2

O comprovativo de inscrição não constitui garantia de inclusão na turma. A constituição da turma será divulgada até 48 horas antes da realização da ação de formação na página do CFAE MarcoCinfães e enviada para as Direções das escolas e agrupamentos associados e para os respetivos representantes na Secção de Formação e Monitorização na Comissão Pedagógica do CFAE.