CENTURIUM, UM PROJETO EDUCATIVO PARA A GESTÃO FLEXÍVEL DO CURRÍCULO-ACD- Inscrições
AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO
ACD (Despacho nº 5741/2015)
DESIGNAÇÃO, DATA E DURAÇÃO (ENTRE 3 E 6 HORAS)
Centurium, um projeto educativo para a gestão flexível do currículo.
9 de maio de 2018 (18h00-21h00)
FORMA/DESTINATÁRIOS
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, regular, profissional, bibliotecários e de educação especial.
ENQUADRAMENTO
Centurium, projeto educativo, tem como pedras angulares jogos da antiguidade, denominados por nós como sendo jogos romanos de tabuleiro (jogo do moinho, tábula, soldado e seega), uma vez que nos chegam com a diáspora do império romanos.
Este projeto teve o seu inicio no ano letivo de 2008/09, em Braga, tem vindo a disseminar- se em várias escolas do país, tendo como força motriz os professores e as mais-valias que nele encontram para motivar os alunos para a aprendizagem de conteúdos, que variam desde a matemática à história, português, geografia, artes e TIC.
O Centurium desenvolve-se em rede, tendo por base a escola e aplicando-se a parceiros locais, até à inclusão na rede nacional.
A ação encontra legitimidade no interesse em aplicar este projeto enquanto plataforma interdisciplinar, de um recurso de educação não formal, para o reforço da motivação para a aprendizagem de conteúdos formais.
OBJETIVOS
– Conhecer o Centurium, projeto Educativo;
– Conhecer os jogos de tabuleiro da antiguidade, denominados por nós como jogos romanos de tabuleiro;
– Compreender as áreas de formação dos alunos que se podem envolver;
– Compreender como elementos da cultura, património e história se tornam atrativas fontes de promoção de conhecimento, de modo lúdico.
TEMAS A ABORDAR
– Estudos de caso de implementação do Centurium;
– Os jogos romanos de tabuleiro;
– Elementos do quotidiano, dos jogos, e da Cultura Clássica a explorar
– Centurium, um projeto inclusivo.
Formador: Mestre Paulo Amadeu Morais
Esta ação destina-se a Educadores de Infância e docentes do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todas as escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães, do ensino regular e do ensino profissional. As inscrições devem ser feitas até ao dia 1 de maio de 2018 e serão aceites por ordem de entrada. Os docentes devem inscrever-se através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/IHFz2r7Df4abnmU33
O número limite de formandos é de 40. O comprovativo de inscrição não constitui garantia de inclusão na turma. A constituição da turma será divulgada até 48 horas antes da realização da ação de formação na página do CFAE MarcoCinfães e enviada para as Direções de todos os agrupamentos e escolas associadas e para as representantes da Secção de Formação e Monitorização.