Oficina de Formação “COADJUVAÇÃO EM SALA DE AULA: TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PARES”- T1- Inscrições
OFICINA DE FORMAÇÃO (12+12 horas)
Razões justificativas da ação: Problema/Necessidade de formação identificado
Esta oficina pretende responder aos Planos de Ação Estratégica (PAE) dos Agrupamentos/Escolas associados do CFAE MarcoCinfães, que se sustentam em necessidades identificadas pelas organizações educativas, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
A Coadjuvação em sala de aula procura valorizar as experiências e as práticas colaborativas que conduzam à melhoria do ensino, possibilitar um apoio mais individualizado aos alunos e acompanhar os diferentes ritmos de aprendizagem da turma. Apresenta-se, pois, como uma estratégia colaborativa utilizada por um par pedagógico para ensinar e trabalhar com grupos heterogéneos de alunos dentro da mesma sala de aula. Para Carvalho (2015), “coadjuvação significa colaboração, aproximação, apoio solidário, partilha, complementaridade, entreajuda, trabalho em equipa/rede antes, durante e depois da aula propriamente dita, de tal modo que se esbatam as diferenças entre uns professores e os outros. Diferenciar os processos de trabalho, fazer adequações curriculares, questionar e reorientar as práticas, funcionar articulada e integradamente no que diz respeito às aprendizagens e garantir a sequencialidade do percurso escolar, tem muito a ver com a forma como os professores se relacionam e organizam e com a forma como podem rentabilizar o trabalho docente e tirar partido das suas múltiplas valências”.
O trabalho colaborativo é desde há muito reconhecido pela investigação e pela prática docente como um fator chave no trabalho curricular dos professores e das escolas, contribuindo decisivamente para a melhoria dos climas de escola e de formação e consequentemente para o sucesso escolar dos alunos. De um modo mais específico, no caso do projeto que se apresenta, ele decorre da necessidade de ousar experimentar novas formas de entreajuda docente capazes de lidar com os desafios que as Escolas e os Agrupamentos enfrentam e ajustar formas mais eficazes de promover o sucesso educativo dos alunos.
Esta oficina de formação destina-se a docentes de todos os grupos de recrutamento, de todas as escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães, com preferência aos docentes da EPAMAC. O número limite de formandos é de 20.
Ver cronograma aqui.
As inscrições serão aceites por ordem de entrada e decorrem entre 14 e 28 de fevereiro de 2018. Deverão ser feitas através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/je76daEuwOiX49Ts2
O comprovativo de inscrição não constitui garantia de inclusão na turma. A constituição da turma será divulgada até 48 horas antes da realização da ação de formação na página do CFAE MarcoCinfães e enviada para as Direções das escolas e agrupamentos associados e para os respetivos representantes na Secção de Formação e Monitorização na Comissão Pedagógica do CFAE.