CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: NOVOS TERMOS, NOVAS PRÁTICAS – Inscrições
Oficina de Formação
CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: NOVOS TERMOS, NOVAS PRÁTICAS

Razões justificativas da ação: Problema/Necessidade de formação identificado:
Nos últimos anos, os professores de Língua Portuguesa têm tido necessidade de intensificar o seu esforço de formação, em particular no domínio gramatical e pedagógico.
As razões para esta situação estão na entrada em vigor do Novo Programa de Português para o Ensino Básico (NPPEB). Apesar do programa de formação de professores desenvolvido pelo Ministério para dar a conhecer os novos programas e as metodologias que lhe estão associadas, a complexidade dos temas, a alteração de conceitos, a mudança dos conteúdos a lecionar de uns ciclos para outros veio criar nos professores uma sensação de insegurança na sua prática letiva que precisa de ser combatida.
Este facto tem sido particularmente sentido com os professores do Ensino Básico que, apesar de já terem recebido alguma formação para o NPPEB, continuam a procurar formações particularmente dirigidas ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL) e aos seus diversos planos. Nelas buscam não apenas a atualização dos conceitos, mas também a sua apropriação e sobretudo o treino para aplicação de novos procedimentos de natureza didático- pedagógica que promovam o sucesso dos alunos. Centrando- se na competência do CEL e nos procedimentos didáticos que lhe estão associados, esta ação de formação pretende responder a essa necessidade de formação e contribuir, assim, para um ensino e uma aprendizagem mais eficientes.
Esta oficina de formação destina-se a docentes dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 310 de todas as escolas e agrupamentos associados (pref. Agrup. Esc. Souselo; Agrup. Esc. General Serpa Pinto/ Cinfães). O número limite de formandos é de 20 e as inscrições serão aceites por ordem de entrada.
Ver cronograma aqui.
As inscrições decorrem entre 17 de janeiro e 31 de janeiro de 2018 e deverão ser feitas através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/ZkVxucXl2IpBJ6KD2
O comprovativo de inscrição não constitui garantia de inclusão na turma. A constituição da turma será divulgada até 48 horas antes da realização da ação de formação na página do CFAE MarcoCinfães e enviada para as Direções das escolas e agrupamentos associados e para os respetivos representantes na Secção de Formação e Monitorização na Comissão Pedagógica do CFAE.