Cidadania e Desenvolvimento, domínio Educação Ambiental – Sande
Enquadramento
Plano de Formação do CFAE MarcoCinfães 2019-2020- Diagnóstico de levantamento de necessidades de formação.
Razões Justificativas da Ação
A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento faz parte das componentes do currículo nacional e é desenvolvida nas escolas segundo três abordagens complementares: natureza transdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico, disciplina autónoma no 2.º e no 3.º ciclos do ensino básico e componente do currículo desenvolvida transversalmente com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação no ensino secundário. Para além de recomendações a Estratégia propõe que os alunos e as alunas na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento realizem aprendizagens através da participação plural e responsável de todas e todos na construção de si como cidadãs/ãos e de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da democracia, do respeito pela diversidade e da defesa dos Direitos Humanos. Cidadania e Desenvolvimento assume-se, assim, como um espaço curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural. Considerando que a Educação para a Cidadania é uma missão de toda a escola, propõe-se que a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento siga uma abordagem de Whole-school Approach, nomeadamente práticas sustentadas no tempo e não de meras intervenções pontuais, práticas integradas no currículo (atividades letivas e não-letivas) e práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade. Envolve, ainda, o desenvolvimento profissional contínuo dos docentes, o desenvolvimento dos alunos em metodologias ativas e o desenvolvimento do trabalho em parceria com as famílias e as comunidades.
Objetivos a Atingir
Contribuir para o perfil do professor de Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente:
- Saber criar situações de aprendizagem para os/as alunos/as desenvolverem pensamento crítico, trabalho colaborativo e resolução de problemas;
- Saber potenciar situações de aprendizagem em articulação com a comunidade e possuir competências de trabalho, nomeadamente, em metodologia de projeto.
Conteúdos da Ação
- Planificação e operacionalização de metodologias e práticas pedagógicas indutoras à aplicação em experiências reais de participação e de vivência da cidadania, de forma adequada a cada nível de educação e ensino e que envolvam abordagens mais integradas como é o caso do ordenamento do território, do urbanismo, da cidadania ou um consumo mais sustentável.
- Elaboração de grelhas de monitorização e avaliação das atividades.
Metodologias de Realização da Ação
Simular situações a partir de casos-problema, vivenciar experiências e participar em diversos exercícios de aplicação que poderão ser utilizados pelos formandos no contexto a sua atividade diária, com os alunos dos diferentes níveis de educação e ensino
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas de Sande; havendo vagas, serão aceites docentes doutras escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães.
Local
EB 2,3 de Sande (Auditório)
Modalidade
Ação de Curta Duração
Duração
6h
Horários
- 29 de janeiro: 17h30-20h30
- 05 de fevereiro: 17h30-20h30
Formadora
Sílvia Gomes
Data Limite de Inscrição
25 de janeiro de 2020
Número de vagas limitado