Iniciação à Canoagem na Escola – Marco de Canaveses
Enquadramento
É necessário fazer com que o Desporto na Escola concorra decisivamente para o desenvolvimento da região do Tâmega e Sousa, nomeadamente no território abrangido pelo CFAE MarcoCinfães. As características da sua rede hidrográfica, tornam-na muito procurada pelos amantes da canoagem de águas bravas e do «rafting».
A Barragem de Carrapatelo é ideal para a prática da canoagem na vertente de águas lisas. No Marco existem dois Clube de Canoagem no âmbito do Desporto Escolar (DGE) no Rio Tâmega . Em Cinfães, existe um Centro de Alto Rendimento de Canoagem na Estalagem Porto Antigo, no Rio Douro.
A formação dos professores dos grupos 110, 260 e 620, é um passo essencial na implementação desta estratégia, tal como consta dos Planos de Formação das escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães.
Este curso de formação integra o Plano de formação 2019-2020 do CFAE MarcoCinfães e é organizado em parceria com o Município de Marco de Canaveses no âmbito do PIICIE, Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIM Tâmega e Sousa.
NOTA: Informamos que, por despacho da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação, exarado em 27.09.2019, foi autorizado o pedido de dispensa para formação do CFAE MarcoCinfães relativo à ação “Iniciação à canoagem na escola”, para o período de 10 e 11 de outubro de 2019.
Objetivos
Pretende-se que os formandos sejam capazes de dinamizar atividades com elevado nível de correção, quer do ponto de vista técnico e logístico, quer do ponto de vista pedagógico, adaptando o desenvolvimento das mesmas à transmissão de conteúdos das suas disciplinas e proporcionando aos alunos uma mudança do contexto e ambiente de aprendizagem.
Os formandos deverão desenvolver metodologias e criar instrumentos para promover, junto dos alunos, o reconhecimento e valorização dos recursos naturais da sua região e a sua articulação com a adoção e divulgação de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.
Conteúdos
- Resenha Histórica da canoagem
- Caracterização da Hidrografia da Região do Tâmega e Sousa
- Vertentes da Canoagem:
- Águas Lisas
- Águas Bravas
- Material e Equipamento Equipamento de canoísta
- Classificação dos rios
- Gesto técnico da pagaiada:
- Postura Canoísta:
- Pega da Pagaia
- Fases Pagaiada
- Segurança
- Comunicar no rio
- Considerações finais.
Metodologias de Realização da Ação
Principais Características da modalidade: Conhecer a origem e evolução da modalidade bem como o seu objectivo desportivo, de lazer ou formativo – Exposição teórica. (2 horas)
Material e equipamento: Conhecer e distinguir os diferentes materiais/equipamentos.Utilizá-los correctamente tendo como objectivo a correção técnica, a segurança e o conforto no desenvolvimento das actividades . (2horas)
Regras de Segurança: Conhecer e por em prática na organização/concretização das actividades . (1hora)
Técnicas Básicas no Kayak: demonstração/experimentação de todas as manobras de entrada e saída da embarcação, utilização da Pagaia para manobrar a embarcação, controlo da embarcação em movimento (K1- Kayak de 1 lugar e K2 – Kayak de dois lugares). Manutenção, arrumação dos equipamentos. (2 horas)
Realização de um percurso em Albufeira, experimentação e consolidação de todos as competências e conhecimentos adquiridos. (5 horas)
Realização de 2 descidas de rio, experimentação e consolidação de todos as competências e conhecimentos adquiridos. (6+7 horas)
Critérios de Avaliação
Os formandos serão avaliados através da apresentação de um relatório individual acerca dos conhecimentos adquiridos, bem como pela sua assiduidade e participação ao longo da formação.
Critérios de avaliação:
- Assiduidade: 15%
- Participação: 15%
- Relatório individual: 70%
1 a 4,9 valores – Insuficiente;
5 a 6,4 valores – Regular;
6,5 a 7,9 valores – Bom;
8 a 8,9 valores – Muito Bom;
9 a 10 valores – Excelente.
A avaliação terá ainda em conta o disposto no regime de avaliação dos formandos constante da regulamentação interna do Centro de Formação.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620.
Local
Clube de Canoagem de Marco de Canaveses- Parque Fluvial do Tâmega
Modalidade
Curso de Formação
Duração
25h
Horários
- 10 de outubro: 09h00 – 13h00 / 14h00-18h00
- 11 de outubro: 09h00 – 13h00 / 14h00-18h00
- 12 de outubro: 09h00 – 13h00 / 14h00-19h00
Formador(a)
Dr. Ricardo Machado
Bibliografia
- Federação Portuguesa de Canoagem. Manual do Monitor de Canoagem. Porto
- Federação Portuguesa de Canoagem (2008). Metodologia do Treino Desportivo na Canoagem – do planeamento à execução. Porto
- Szanto & Henderson (2004). ICF Flatwater Coach Manual, Level 1 – Canoe & Kayak. Internacional Canoe Federation. Madrid.
Critérios de Seleção
- Docentes das escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães que façam parte das Equipas Pedagógicas indicadas pelas respetivas Direções para frequentar esta ação como parte integrante dum projeto da escola/ agrupamento;
- Docentes das escolas e agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães, por ordem de inscrição;
- Docentes de escolas/ agrupamentos não associados do CFAE MarcoCinfães que desempenhem funções de avaliadores externos neste Centro;
- Docentes doutras escolas/ agrupamentos.
Data Limite de Inscrição
05 de outubro de 2019
Número de vagas limitado