Explorar o trabalho prático, laboratorial e experimental para o ensino das Ciências do Pré-Escolar ao 1.º CEB
Enquadramento
Esta Ação pretende contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes do Pré-Escolar e 1.º CEB potenciando a sua motivação para responder à curiosidade das crianças a partir da exploração de situações didáticas com base experimental.
Reconhecido o papel relevante das TIC no currículo como propulsor da motivação e do desenvolvimento de competências, a sua integração como recurso, a utilizar de forma sistemática e criteriosa, entre alunos e professores, potenciará dinâmicas promotoras de aprendizagens significativas e de sucesso.
Este curso de formação integra o Plano de formação 2019-2020 do CFAE MarcoCinfães e é organizado em parceria com os Municípios de Marco de Canaveses e Cinfães no âmbito do PIICIE, Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIM Tâmega e Sousa, o qual viabilizou o acesso das escolas aos kits experimentais de ciências.
Objetivos
No final da ação, os formandos devem ser capazes de:
- Sensibilizar professores e educadores sobre a importância de uma adequada Educação em Ciência para todos;
- Promover a (re)construção de conhecimento didático, com ênfase no ensino das Ciências de base experimental nos primeiros anos de escolaridade;
- Permitir aos professores conhecer e manusear materiais de laboratório;
- Desenvolver, em colaboração com os professores, situações didáticas baseadas em quadros de referência metodológicos;
- Promover as TIC no desenvolvimento profissional dos docentes no que respeita à promoção de ambientes potenciadores do trabalho inter e transdisciplinar e em equipas pedagógicas;
- Promover a partilha e o trabalho colaborativo;
- Promover práticas de avaliação para o sucesso.
Conteúdos
Os conteúdos a abordar ao longo da Oficina de Formação estão organizados da seguinte forma:
- Enquadramento
- Princípios organizadores
- Finalidade e objetivos
- Abordagens
- Importância da Educação em Ciência nos primeiros anos de escolaridade
- Sócio-construtivismo e aprendizagem das Ciências: Conceções alternativas
- Levantamento de atividades com viabilidade de execução prática, no contexto real do trabalho escolar, do Pré-Escolar e do 1.º CEB, com base nos materiais disponíveis no Kit experimental
- Operacionalização de atividades práticas, laboratoriais e experimentais
- Avaliação das aprendizagens
No ponto “Enquadramento”, explicitam-se os princípios organizadores da Oficina de Formação, dando-se particular relevo à necessidade de promover a integração do conhecimento teórico com o conhecimento prático e à imprescindibilidade de promover novas práticas de sala de aula, que também se enquadrem no quotidiano dos alunos. Os objetivos de formação são enunciados à luz dos princípios anteriores e tendo como finalidade última a melhoria das aprendizagens em Ciências dos alunos do Pré-Escolar e do 1.º CEB.
Em “Abordagens”, explicita-se a importância da educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade integrando os saberes científicos na cultura. Enunciam-se finalidades da educação em Ciências para todas as crianças, com particular ênfase na promoção da literacia científica própria destes níveis etários. No que respeita à aprendizagem das Ciências, dá-se especial relevo às conceções alternativas dos alunos sobre conceitos centrais e suas implicações para outras aprendizagens. Exploram-se estratégias de identificação/registo das conceções alternativas dos alunos e discutem-se propostas didáticas que possam tê-las em conta. Relativamente ao trabalho prático que se preconiza para este nível de ensino, o aspeto central da Oficina de Formação, discute-se a sua pertinência e faz-se o respetivo enquadramento metodológico. Ilustram-se e executam-se exemplos de atividades práticas possíveis de desenvolver e suas finalidades.
Mais informações e inscrições em: http://www.cfaemarco-cinfaes.net/formacao-de-docentes/