O curso “O ensino da canoagem de velocidade na escola – nível intermédio” foi notícia nos media
“O Centro de Canoagem do Marco, em Sobretâmega, concelho de Marco de Canaveses, acolheu na passada sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de setembro, o curso de formação para professores “O ensino da canoagem de velocidade na escola – nível intermédio”, concretizado no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIM Tâmega e Sousa, no Município de Marco de Canaveses.
A formação tem o cunho do CFAE MarcoCinfães (Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães), sendo a terceira turma desta modalidade a integrar o seu plano de formação 2019-2021, financiado pelo FSE, POCH. A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) é parceira da iniciativa, que teve como formador o vice-presidente do organismo, Ricardo Machado.
A abertura da iniciativa contou com a presença de Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, bem como de Elsa Correia, diretora do CFAE MarcoCinfães. Na ocasião, esta última destacou a “especial satisfação” que constituiu para o centro de formação “a realização, nesta altura inicial do ano letivo, de uma ação de formação destinada a um grupo de docentes, os de educação física, que, ao longo do confinamento e logo após o mesmo, tantos desafios tiveram para manter o envolvimento dos seus alunos com a sua disciplina, à distância de um computador, e que, agora, também têm pela frente um ano feito de adaptações e cuidados extremos”.
Elsa Correia acrescentou que “uma ação de formação realizada assim, ao ar livre, em contacto direto com a natureza, num local tão aprazível, pode constituir um balão de oxigénio para enfrentar essas dificuldades. Este curso de canoagem, pelas suas características, é, de momento, o único em regime totalmente presencial no plano de formação do CFAE MarcoCinfães. Está a ser realizado cumprindo os protocolos de segurança do CFAE MarcoCinfães, do Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses e da Federação Portuguesa de Canoagem, os quais, naturalmente, seguem as normas estabelecidas pela DGS”, sublinhou.
Por sua vez, Ricardo Machado, realçou “as excelentes condições existentes no Clube de Canoagem do Marco para a prática da canoagem”, considerando-o mesmo “um dos melhores a nível nacional”. Perante Cristina Vieira, o dirigente frisou as “potencialidades existentes no local para a criação de um centro de formação desportiva em canoagem federada de referência e exploração de valências paralelas”, disponibilizando a sua colaboração e a da Federação Portuguesa de Canoagem para as iniciativas que viessem a ser tomadas nessa área.
Já Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de Sobretâmega, agradeceu a colaboração de todos nesta iniciativa, que acredita valorizar “a freguesia e o centro de canoagem”, acrescentando que é sua intenção “continuar a investir na valorização do espaço em articulação com todos os outros parceiros”.
A encerrar os discursos, Cristina Vieira recordou que a canoagem “é uma das medidas do Plano Municipal de Combate ao Insucesso Escolar, a par com muitas outras”. A autarca fez questão de agradecer a Elsa Correia “toda a colaboração dada à autarquia na implementação das várias medidas desse plano, nomeadamente a nível da formação de professores, um eixo indispensável para se alcançar o desejo que todos pretendem”.
A edil marcoense estendeu os agradecimentos ao vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem pela colaboração prestada e assumiu contar com ele e com a federação para ajudarem o executivo a dar à canoagem em Marco de Canaveses e ao espaço em que se encontravam “o dinamismo e projeção” que mereciam. Cristina Vieira revelou também que já estavam “vários projetos delineados, alguns dos quais interrompidos pela pandemia, mas que a seu tempo seriam concretizados com o envolvimento de todos os parceiros”.
Na cerimónia estiveram igualmente presentes o representante da Direção do Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses, Rui Nelson Mendes, também ele formando da ação, e duas técnicas superiores da Equipa do PIICIE da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cátia Luís e Sara Ribeiro.”
Veja a Galeria de Fotos
Consulte a aqui: Jornal A Verdade